
Se a vexata quaestio de o Brasil ser monista ou dualista parece ter perdido força nos debates acadêmicos, a pergunta subsistente é até que ponto o Brasil ainda se encaixa em modelos teóricos do século XIX para explicar a relação entre o direito internacional e o direito brasileiro. Nesta edição da “ILA-BRASIL Lecture Series” em conjunto com os “UFMG International Law Seminars”, os professores Arno Dal Ri Júnior (UFSC) e George Rodrigo Bandeira Galindo (UNB) discutem se o assim chamado dualismo brasileiro encontra-se em declínio e como enquadrar o atual modelo de relação entre o direito internacional e o ordenamento nacional. O evento é moderado pelo professor Lucas Carlos Lima, membro da Diretoria da ILA-Brasil e coordenador do Stylus Curiarum.
O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 06 de julho, às 17h no youtube da ILA-Brasil. Perguntas podem ser enviadas através do instagram da ILA (@ila.brasil).
O evento será transmitido e será registrado no CANAL DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG no youtube.
Sugestão de leitura para estudantes: André Lipp Pinto Basto Lupi, O Brasil é dualista?: anotações sobre a vigência de normas internacionais no ordenamento brasileiro, Revista de informação legislativa, v. 46, n. 184, p. 29-45, out./dez. 2009.