Defesa de Tese de Doutorado – Bernardo Mageste Castelar Campos

O alumnus da Faculdade de Direito da UFMG, Bernardo Mageste Castelar Campos, defendeu no dia 13 de maio de 2022 sua tese doutorado junto à Università degli Studi di Milano-Bicocca (UNIMIB) em cotutela com a Université Côte d’Azur (UCA). Sua tese versa sobre o Uso da Força e o Direito da Responsabilidade Internacional dos Estados (The Use of Force and the Law of State Responsibility / Le recours à la force et le droit de la responsabilité de l’Etat) e analisa a relação entre estes dois regimes do Direito Internacional que regulam respectivamente a proibição do uso da força por Estados em suas relações internacionais e as consequências da violação de normas do direito internacional. Foram analisados os aspectos de convergência e divergência entre os dois sistemas e as diferentes possibilidades de relações criadas entre eles.

Sob a supervisão dos Professores. Maurizio Arcari (UNIMIB) e Prof. Jean-Christophe Martin (UCA), a banca foi composta, além dos dois supervisores, pelo presidente Prof. Antonello Tancredi (UNIMIB) e pelos relatores Prof.a Beatrice Bonafè (La Sapienza) e Prof. Paolo Palchetti (Universitè Paris 1).

Bernardo Mageste Castelar Campos graduou-se e realizou seu mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, ambos sob a orientação do professor Aziz Tuffi Saliba. Desde 2018 é membro-pesquisador do Grupo de Estudos em Cortes e Tribunais Internacionais CNPq/UFMG colaborando ativamente com as pesquisas e atividades científicas de Direito Internacional do Stylus Curiarum.

Todos os membros do Grupo de Pesquisa felicitam Bernardo por sua vitória e pela finalização desse importante e prestigioso passo na carreira de todo pesquisador e estudioso do Direito Internacional.