
Entre os dias 9 e 15 de maio, a UFMG enviou delegação para participação no Concours Charles Rousseau na cidade francesa de Brest. O Concours Charles Rousseau homemageia o grande internacionalista francês e reúne anualmente desde 1985 discentes de universidades francófonas e não francófonas do mundo inteiro. . Realizada completamente em francês, o concurso exige a apresentação de um memorial escrito e, numa segunda fase, a apresentação oral.
Em 2022, compunham a equipe os discentes Bárbara Lima, Isabela Matos, Maria Clara Farias e Rodrigo Franco. A equipe esteve sob instrução da mestranda Fernanda Lamounier e contou com o apoio científico de Rafael Melo, membros pesquisadores do Stylus Curiarum. Nessa edição, a disputa fictícia se debruçou sobre o tema da responsabilidade internacional dos Estados por intrusões em eleições estrangeiras e cyber ataques em infraestruturas críticas.
Após meses de preparação, a Equipe da UFMG destacou-se como uma das equipes de países não francófonos a participar da prestigiosa competição, reafirmando a excelência dos estudantes da UFMG na participação de competições jurídicas internacionais.
Na ocasião, Rodrigo Franco, pesquisador do Stylus Curiarum, ficou entre os dez primeiros colocados no Prix de Plaidoirie, premiação dedicada aos melhores oradores da competição.
