UFMG Advanced School of International Law “Use of Force and Protection of Collective Security in International Law: the role of International Organizations”

O Grupo de Pesquisa em Cortes e Tribunais Internacionais UFMG/CNPq, o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG e o Centro de Excelência Jean Monnet UFMG convidam os alunos que preferencialmente tenham cursado a disciplina “Direito Internacional Público” para se inscreverem no processo seletivo para a “Advanced School of International Law” com o professor Emanuele Cimiotta, da Università di Roma ‘La Sapienza’.

O objetivo da Advanced School é compreender o papel de organizações internacionais como a ONU, OTAN, União Europeia e OEA no direito internacional do uso da força e na proteção da segurança coletiva. A Advanced School ocorrerá em dois encontros, nos dias 1 e 3 de junho de 2022, das 14 às 17h, com sessões de exposição por parte do professor Cimiotta, bem como interregnos de debate.

O professor Emanuele Cimiotta é professor associado de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de Roma La Sapienza, responsável por lecionar os cursos de Direito Internacional Público e European Union Law. Autor dos livros “L’uso della forza nei rapporti tra Nazioni Unite e organizzazioni regionali e sub-regionali” e “I tribunali penali misti”, além de diversas publicações nas principais revistas e obras de direito internacional.

A Advanced School of International Law é uma escola de formação avançada na área de direito internacional e tem por objetivo aprofundar, num curto espaço de tempo e com um professor estrangeiro, temas importantes e fundamentais do direito internacional. Os textos serão disponibilizados diretamente aos estudantes por uma pasta na nuvem.

Por questões sanitárias e para focar o curso, haverá uma limitação de 30 vagas. Para os interessados na participação, sugere-se responder a este formulário para inscrições. Será dada prioridade aos alunos que puderem cursar o curso inteiro, aos pós-graduandos da Casa, e, em caso de empate entre graduandos, a ordem de inscrição. Será obrigatório o uso de máscara.