“TENDÊNCIA A OPINAR? A admissibilidade de opiniões consultivas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”

O discente Lucas Mendes Felippe defendeu, no dia 27 de outubro de 2022, sua dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua dissertação versou sobre a admissibilidade no procedimento consultivo da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CtIDH), tendo analisado os critérios sistematizados na recusa de 2016 à solicitação do Secretário-Geral da OEA e sua aplicação nos pedidos apresentados posteriormente.
A banca avaliadora, composta pela Prof.a Laurence Burgorgue-Larsen (Université Paris I – Pantheón Sorbonne), pelo Professor e Juiz Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch (IDP e Juiz da CtIDH) e pela Prof.a Carla Ribeiro Volpini (UFMG), foi presidida pelo Prof. Lucas Carlos Lima, orientador da dissertação.
Lucas Mendes Felippe é graduado em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC Minas. Desde 2019 é membro-pesquisador do Grupo de Estudos em Cortes e Tribunais Internacionais CNPq/UFMG colaborando ativamente com as pesquisas e atividades científicas de Direito Internacional do Stylus Curiarum. Todos os membros do Grupo de Pesquisa felicitam Lucas por sua vitória e pela finalização desse importante e prestigioso passo na carreira de todo pesquisador e estudioso do Direito Internacional.