
No dia 3 de fevereiro de 2023 Bernardo Mageste Castelar Campos, ex-aluno da UFMG e membro-pesquisador do Stylus Curiarum, recebeu o Prix de Thèse 2022 em Droit Public outorgado pela Université Côte d’Azur.
Sua tese foi defendida em maio de 2022 e abordou o tema “O Uso da Força e o Direito da Responsabilidade dos Estados”, tema que aborda aspectos como as consequências para os Estados da violação da proibição do uso da força, os limites da legítima defesa e as reações coletivas da comunidade internacional à atos de agressão, entre outros. Recentemente Bernardo foi selecionado para assumir a função de pesquisador na Università degli Studi di Milano-Bicocca, onde realizou seu doutorado em cotutela com a Université Côte d’Azur sob a supervisão dos Professores Maurizio Arcari (UNIMIB) e Jean-Christophe Martin (UCA).
Em 2018, Bernardo Mageste defendeu sua tese de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, sob a orientação do professor Aziz Tuffi Saliba, tendo os professores Marcelo Feres e Lucas Carlos Lima como avaliadores. Sua dissertação intitulou-se “As Organizações Regionais e a Proibição do Uso da Força pelo Direito Internacional”.
