O Stylus Curiarum – Grupo de Pesquisa em Processo e Jurisprudência de Tribunais Internationais UFMG/CNPq desenvolve as seguintes atividades na Faculdade de Direito e no Programa de Pós-Graduação da UFMG:
I. Pesquisa
Para melhor entender as linhas de pesquisa do Grupo, verifique a aba “Pesquisa” do menu.
II. Grupo de Estudos Semestral
Voltado à discussão de textos fundamentais, clássicos e recentes, relativo ao contencioso internacional, o grupo de estudos inicia cada semestre letivo com uma temática específica de estudos. O objetivo das reuniões não é o mero exame descritivo do texto estudado: as reuniões são estruturadas em debates acerca das ideias e pontos controversos da obra em questão. Desse modo, é através do aprofundamento do debate que também se aprofunda o conhecimento das relações jurisdicionais internacionais.
Ademais, o grupo serve de observatório para as principais tendências processuais e jurisprudenciais relativas aos tribunais internacionais contemporâneos, organizando “Seminários de Reação” a decisões recentes de órgãos jurisdicionais internacionais. O objetivo de tais seminários é a atualização dos membros do grupo, de maneira que encontrem um espaço privilegiado de debate dos principais acontecimentos internacionais contemporâneos.
Possuindo reuniões quinzenais, o grupo é voltado ao debate aprofundado em questões jurídicas internacionais para estudantes já iniciados na disciplina. A temática alterna-se semestralmente, de maneira a atender a interesses diversos e permitir o aprofundamento em outros aspectos da vida pretoriana internacional. Em nosso website, é possível encontrar a lista das temáticas anteriores.
III. Organização e Participação de Eventos
Em razão do próximo contato da pós-graduação, e em virtude do fato de que parte da formação acadêmica perpassa necessariamente pelo estudo e acompanhando de seminários e eventos científicos, os membros do grupo participam ativamente de seminários de direito internacional ocorridos na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG bem como em outras instituições de Belo Horizonte e do país.
Além disso, por vezes é oferecida a oportunidade de organização de eventos aos membros do grupo que há mais tempo participam das atividades. A organização de eventos não é apenas uma ocasião para o estreitamento das relações acadêmicas, mas também importante elemento que compõe os currículos de pesquisadores e internacionalistas.
III. Iniciação Científica
Para os estudantes que desejarem ir além das reuniões semanais de aprofundamento e debate, o grupo de estudos é uma excelente ocasião para iniciar a desenvolver um projeto pesquisa de iniciação científica. As vantagens da realização da iniciação científica na graduação foram há muito estabelecidas. Tanto é verdade que uma série de programas a incentivam.
Embora não necessariamente fácil, a iniciação científica é uma excelente maneira de se estreitar a proximidade com o direito internacional e conhecer com profundidade uma temática. Nesse sentir, o grupo de estudos é uma excelente ocasião para o aprofundamento e escolha de um tema para posterior desenvolvimento científico. Não raro, bons projetos de iniciação científica, quando bem desenvolvidos, culminam em publicações.