Pesquisadores Júnior

São membros do grupo presentemente conduzindo pesquisa e vinculados à UFMG:

Nina Soares França

Graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Realizou pesquisa de iniciação científica com o tema “O Caso Jadhav (Índia v. Paquistão) e a Reparação do Ilícito”.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional Público; Linguagens.

Currículo Lattes

Giovani Rodrigues da Silva Júnior

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Realizou pesquisa de iniciação científica com o tema “Monumentos malquistos e o Direito Internacional: entre a conservação e a destruição”. Atualmente, conduz pesquisa sobre “A proteção de minorias sexuais pela Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados”. Foi monitor da disciplina de Direito Internacional Público nos semestres de 2020.1 e 2020.2.

Interesses de pesquisa: Estudos sobre patrimônio cultural; Direito Internacional Penal.

Currículo Lattes

Rafael Caetano Engelhardt

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Realiza pesquisa com o tema “A Obrigação de Negociar no Direito Internacional à luz do Caso Bolivia v. Chile”. Foi monitor da disciplina de Direito Internacional Público nos semestres de 2021.1 e 2021.2.

Interesses de pesquisa: Acordos Internacionais; Corte Internacional de Justiça; Cortes e Tribunais Internacionais.

Currículo Lattes

Maria Clara Vieira Martins Farias

Graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Realiza pesquisa com o tema “A aplicação do direito humanitário pelo sistema interamericano de direitos humanos”. Foi monitora da disciplina de Direitos Humanos e Direito Internacional no semestre 2019.2.

Interesses de pesquisa: Direito Humanitário; Direito Internacional dos Direitos Humanos; Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Currículo Lattes

Rodrigo Machado Franco

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Realiza pesquisa com o tema “A obrigação de não-reconhecimento de atos ilícitos nos Artigos sobre Responsabilidade Internacional da CDI e sua aplicação ao caso Palestina v. Estados Unidos (Corte Internacional de Justiça)”. Foi monitor da disciplina de Direito Internacional Público nos semestres de 2020.1 e 2020.2.

Interesses de pesquisa: Responsabilidade Internacional; Corte Internacional de Justiça.

Currículo Lattes

Théo Soares de Carvalho

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2020. Realiza pesquisa com o tema “Obrigações brasileiras relativas às armas nucleares e o TPAN”.

Interesses de pesquisa: Direito Humanitário; Uso da Força; Diplomacia.

Currículo Lattes

Camilla Freitas Amaral

Graduanda em direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “A importância das decisões de órgãos quasi-jurisdicionais na Corte Internacional de Justiça”. Foi pesquisadora bolsista pelo PIBIC/CNPq em Direito Internacional Privado em 2020. É monitora do grupo de estudos no módulo 2022.1.

Interesses: Órgãos Quasi-Jurisdicionais; Corte Internacional de Justiça.

Currículo Lattes

Diogo Schote Vilela

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “Como surge um Estado? Um estudo de caso a partir do Saara Ocidental”.

Interesses de pesquisa: Secessão de Estados; Corte Internacional de Justiça.

Currículo Lattes

Rafaella Maria Carvalho Rodrigues

Graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “A Opinião Consultiva 26/20 da Corte Interamericana de Direitos Humanos e a denúncia de tratados referentes a Direitos Humanos”.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional dos Direitos Humanos; Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Currículo Lattes

Rafael Fonseca Melo

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “A contribuição das opiniões individuais e dissidentes para o desenvolvimento do direito internacional”. Monitor do grupo de estudos no módulo 2022.1. Monitor da disciplina de Direito Internacional Público.

Interesses de pesquisa: Corte e Tribunais Internacionais; Imunidades; Organizações Internacionais.

Currículo Lattes

Jéssica Vieira de Carvalho

Graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “Mudanças Climáticas e o desmatamento da Amazônia: o (des)cumprimento das obrigações do Acordo de Paris pelo Brasil”.

Interesses de pesquisa: Litigância Climática; Direito Internacional Ambiental.

Currículo Lattes

Tiago Campos de Almeida

Graduando em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “O reconhecimento da jurisdição extraterritorial a partir de danos transfronteiriços na Opinião Consultiva 23/17 da Corte Interamericana de Direitos Humanos”.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional Ambiental; Direito Internacional dos Direitos Humanos; Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Currículo Lattes

Bianca Yumi Mota Kakudate

Graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Stylus Curiarum desde 2021. Já realizou pesquisa de sobre “Direito Internacional e Indústria 4.0”. Atualmente, conduz pesquisa de iniciação científica com o tema “Sistema asiático de Direitos Humanos”.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direito e Tecnologia.

Currículo Lattes

Sofia Araújo Oliveira Pereira
Graduanda em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC-MG. Membro do Stylus Curiarum desde 2022. Atualmente, realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “A compensação por danos ambientais na Corte Internacional de Justiça”. Interesses de pesquisa: Direito Internacional Ambiental; Corte Internacional de Justiça; Cortes e Tribunais Internacionais.
Currículo Lattes.