Pesquisadores e Pós-Graduandos

São membros do grupo presentemente conduzindo pesquisa e vinculados à UFMG:

Coordenação

Lucas Carlos Lima
Professor de Direito Internacional Público na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito Internacional pela Università degli Studi di Macerata, com períodos de pesquisa desenvolvidos na University of Cambridge e no Max Planck Institute Luxembourg for International Procedural Law. Visiting Researcher no iCourts – Copenhagen University. Mestre e Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Diretoria do Ramo Brasileiro da International Law Association. Membro do Grupo de Interesse “Diritto del Contenzioso Internazionale” da Sociedade Italiana de Direito Internacional.


É membro do corpo editorial da Revista Questions of International Law e Editor-Adjunto da Revista da Faculdade de Direito da UFMG.


Seus interesses de pesquisa são: Corte Internacional de Justiça, Cortes e tribunais internacionais interestatais, procedimento e fontes do direito internacional na Corte Interamericana de Direitos Humanos, meio ambiente perante tribunais internacionais.

Currículo LattesAcademia.edu

Pesquisadores

Aziz Tuffi Saliba
Professor de Direito Internacional do Departamento de Direito Público da UFMG. Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou mestrado em Direito Internacional (International Trade Law) na University of Arizona. Foi pesquisador visitante na University of Notre Dame, Estados Unidos, na University of Cambridge, Reino Unido e no Max Planck Institut em Heidelberg, Alemanha. Realizou estágio pós-doutoral na Université Laval, em Québec, Canadá. Foi professor visitante na University of Ljubljana, Eslovênia, pelo programa Erasmus, da União Europeia (2016). Foi vice-diretor da Faculdade de Direito da UFMG (2014-2018). Presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association. Coordenador do Observatório de Autonomia Universitária da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Diretor do Departamento de Direito Internacional do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Currículo Lattes

Bernardo Mageste Castelar Campos
Doutor pela Università degli Studi di Milano-Bicocca e pela Université Côte d’Azur com tese sobre “O Uso da Força e o Direito da Responsabilidade dos Estados”. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Pesquisador Sênior do Stylus Curiarum desde 2017. Seus campos de pesquisa são o direito da responsabilidade internacional, o uso da força por Estados e o direito das organizações internacionais.

Pós-Graduandos

Lucas Mendes Felippe
Mestrando em Direito Internacional pela UFMG (2020), com dissertação intitulada “Competência Consultiva da Corte Interamericana de Direitos Humanos: jurisdição e autoridade em análise.” Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Monitor do Stylus em 2020.1. Graduado em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC-MG.

Interesses de pesquisa: Corte Interamericana de Direitos Humanos. Direito Processual Internacional. Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Currículo Lattes

Gustavo Leite Neves da Luz
Mestre em Direito Internacional pela UFMG. Graduado em Direito pela UniFAP. Desenvolveu pesquisa intitulada: “Aplicação do Requisito da Urgência nas Medidas Provisórias como Instrumento de Preservação do Meio Ambiente Marinho”. Membro do Stylus Curiarum desde 2020.

Interesses de pesquisa: Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar. Tribunal Internacional do Direito do Mar. Medidas provisórias.
Currículo Lattes

Amael Notini Moreira Bahia
Mestrando em Direito pela UFMG, onde também se graduou, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Fudan University. Defendeu trabalho de conclusão de curso intitulada “O Caso Silala perante a Corte Internacional de Justiça e as Normas Jurídicas Aplicáveis aos Cursos d’Água Internacionais”. Membro do Stylus Curiarum desde 2017. Monitor do Stylus em 2018.1 e 2019.2 Atualmente pesquisa sobre os aspectos jurídicos dos recursos hídricos e do direito humano à água e ao esgotamento sanitário, com especial atenção ao regime jurídico de cursos d’água internacionais e de aquíferos transfronteiriços.

Interesses de pesquisa: Direito Ambiental Internacional. Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Currículo Lattes

Thiago Moreira Gonçalves
Bacharel e mestrando em Relações Internacionais (PUC Minas). Graduando em Direito pela UFMG. Intercâmbio acadêmico na Università di Bologna (Itália) e Universidad Nacional del Litoral (Argentina), além de cursos complementares na Tufts University (Estados Unidos) e The Hague University of Applied Sciences (Países Baixos). Pesquisa Política Externa na América do Sul e desenvolve pesquisa “Litígios Americanos na Corte Internacional de Justiça: uma abordagem regional?”. Membro do Stylus Curiarum desde 2018.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional Público. Instituições; Política Externa e Integração Regional na América do Sul; Paradiplomacia.
Currículo Lattes

Fernando Porto de Sá
Membro do Stylus Curiarum desde 2018.
Mestrando em Direito Internacional Público pela Universidade de Oslo (UiO), graduado em Direito pela UFMG, com período de estágio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e intercâmbio na Universidade de Potsdam (Alemanha). Pesquisa sobre questões processuais e de legitimidade em tribunais internacionais de Direitos Humanos, com foco na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Interesses de pesquisa: Direitos Humanos. Cortes e Tribunais Internacionais.
Currículo Lattes

Sarah Tonani Pereira Cançado Ribeiro
Mestranda em Direito Internacional Público na Universidade Federal de Minas Gerais, escrevendo sua dissertação sobre resolução de disputas entre organizações internacionais e entre Estados e organizações internacionais. Pesquisadora do Stylus Curiarum desde 2018. Suas áreas de interesse são o direito das organizações internacionais e o direito das imunidades. Sua tese de láurea foi sobre “Imunidade de Jurisdição Estatal e a violação de Normas Jus Cogens no Caso Changri-Lá”.

Interesses de pesquisa: Direitos Humanos. Cortes e tribunais internacionais. Comissão de Direito Internacional.
Currículo Lattes

Ana Luísa de Oliveira Rocha
Mestranda em Direito Internacional Público pela UFMG, desenvolvendo pesquisa sobre o requisito da plausibilidade nos procedimentos de medidas provisórias da Corte Internacional de Justiça. Pesquisadora do grupo Stylus Curiarum desde 2019. Defendeu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O Interesse Processual perante a Corte Internacional de Justiça: O caso do Genocídio Rohingya e os efeitos processuais das obrigações erga omnes partes.” Seus interesses de pesquisa incluem a Corte Internacional de Justiça e o crime de genocídio no direito internacional.

Interesses de pesquisa: Corte Internacional de Justiça. Direito Internacional Penal. Direitos Humanos. Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.
Currículo Lattes

Fernanda Lamounier de Carvalho
Mestranda em Direito Internacional Público pela UFMG, desenvolvendo pesquisa sobre a aplicação do direito internacional das mudanças climáticas pela cortes domésticas. Pesquisadora do grupo Stylus Curiarum, defendeu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “As contribuições do Caso Urgenda à implementação de um direito das mudanças climáticas internacional”. Seus interesses de pesquisa incluem o direito internacional ambiental, em especial o desenvolvimento sustentável, a aplicação do direito internacional em âmbito doméstico e o diálogo entre cortes.

Mariana Ferreira da Silva

Graduada em Direito pela UFMG. Mestranda em Direito na Universidade de São Paulo. Membro do Stylus Curiarum desde 2017. Defendeu trabalho de conclusão de curso intitulado “A contribuição da Carta Árabe sobre Direitos Humanos à promoção e proteção dos direitos humanos“. Agraciada com a bolsa KF Global e-School Fellowship em 2019.

Interesses de pesquisa: Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direito Internacional Público.

Currículo Lattes