Membros Atuais

São membros do grupo presentemente conduzindo pesquisa e vinculados à UFMG:

Coordenação

Lucas Carlos Lima
Professor de Direito Internacional Público na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito Internacional pela Università degli Studi di Macerata, com períodos de pesquisa desenvolvidos na University of Cambridge e no Max Planck Institute Luxembourg for International Procedural Law. Visiting Researcher no iCourts – Copenhagen University. Mestre e Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Diretoria do Ramo Brasileiro da International Law Association. Membro do Grupo de Interesse “Diritto del Contenzioso Internazionale” da Sociedade Italiana de Direito Internacional.
É membro do corpo editorial da Revista Questions of International Law e Editor-Adjunto da Revista da Faculdade de Direito da UFMG.
Seus interesses de pesquisa são: Corte Internacional de Justiça, Cortes e tribunais internacionais interestatais, procedimento e fontes do direito internacional na Corte Interamericana de Direitos Humanos, meio ambiente perante tribunais internacionais.
Currículo LattesAcademia.edu

Pós-Graduandos

Lucas Mendes Felippe
Membro do Stylus Curiarum desde 2019. Monitor do Stylus em 2020.1.
Mestrando em Direito Internacional pela UFMG (2020), com dissertação intitulada “Competência Consultiva da Corte Interamericana de Direitos Humanos: jurisdição e autoridade em análise.” Graduado em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC-MG.
Interesses de pesquisa: Corte Interamericana de Direitos Humanos. Direito Processual Internacional. Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Currículo Lattes

Gustavo Leite Neves da Luz
Membro do Stylus Curiarum desde 2020.
Mestrando em Direito Internacional pela UFMG. Graduado em Direito pela UniFAP. Desenvolve pesquisa intitulada: “Aplicação do Requisito da Urgência nas Medidas Provisórias como Instrumento de Preservação do Meio Ambiente Marinho”.
Interesses de pesquisa: Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar. Tribunal Internacional do Direito do Mar. Medidas provisórias.
Currículo Lattes

Thiago Moreira Gonçalves
Membro do Stylus Curiarum desde 2018.
Bacharel e mestrando em Relações Internacionais (PUC Minas). Graduando em Direito pela UFMG. Intercâmbio acadêmico na Università di Bologna (Itália) e Universidad Nacional del Litoral (Argentina), além de cursos complementares na Tufts University (Estados Unidos) e The Hague University of Applied Sciences (Países Baixos). Pesquisa Política Externa na América do Sul e desenvolve pesquisa “Litígios Americanos na Corte Internacional de Justiça: uma abordagem regional?”
Interesses de pesquisa: Direito Internacional Público; Instituições; Política Externa e Integração Regional na América do Sul; Paradiplomacia.
Currículo Lattes

Fernando Porto de Sá
Membro do Stylus Curiarum desde 2018.
Mestrando em Direito Internacional Público pela Universidade de Oslo (UiO), graduando em Direito pela UFMG, com período de estágio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e intercâmbio na Universidade de Potsdam (Alemanha).
Pesquisa sobre questões processuais e de legitimidade em tribunais internacionais de Direitos Humanos, com foco na Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Interesses de pesquisa: Direitos Humanos, Cortes e Tribunais Internacionais.
Currículo Lattes

Graduandos

Amael Notini Moreira Bahia
Membro do Stylus Curiarum desde 2017.
Monitor do Stylus em 2018.1 e 2019.2
Graduando em Direito pela UFMG, com intercâmbio acadêmico na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Fudan University. Defendeu trabalho de conclusão de curso intitulada “O Caso Silala perante a Corte Internacional de Justiça e as Normas Jurídicas Aplicáveis aos Cursos d’Água Internacionais”. Atualmente pesquisa sobre os aspectos jurídicos dos recursos hídricos e do direito humano à água e ao esgotamento sanitário, com especial atenção ao regime jurídico de cursos d’água internacionais e de aquíferos transfronteiriços.
Interesses de pesquisa: Direito Ambiental Internacional. Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Currículo Lattes

Mariana Ferreira da Silva
Membro do Stylus Curiarum desde 2017.
Monitora do Stylus Curiarum em 2018.1 e em 2019.1.
Graduanda em Direito Internacional pela UFMG, com intercâmbio na Université Libre de Bruxelles e periódo de estuo na Universidade da Coréia do Sul. Atualmente escreve trabalho de conclusão de curso intitulado: “A proposta da Corte Árabe de Direitos Humanos no Direito Internacional”. Fez iniciação científica em Direito Internacional e em filosofia do Direito. Foi estagiária da Clínica de Direitos Humanos da UFMG.
Interesses de pesquisa: Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional e Islã.

Sofia Neto Oliveira
Membro do Stylus Curiarum desde 2017.
Monitora do Stylus em 2018.1.
Acadêmica em Direito pela UFMG. Atualmente realiza iniciação científica em Direito Internacional intitulada “O papel das Resoluções da Assembleia Geral para a identificação do costume internacional a partir do caso do Arquipélago de Chagos.” Monitora bolsista de Direito Internacional Público em 2018. Realizou período de pesquisa na Università degli Studi di Trento. É assistente editorial da Revista da Faculdade de Direito da UFMG.
Interesses de pesquisa: Corte Internacional de Justiça. Fontes do Direito Internacional. Autodeterminação dos povos.
Currículo Lattes

Júlia Machado Aguiar
Membro do Stylus Curiarum desde 2018.
Graduanda em Direito pela UFMG, com intercâmbio acadêmico na The Hague University. Realizou iniciação científica em Direito do Mar e Tribunal Internacional de Direito do Mar intitulada “O princípio de liberdade de navegação à luz do caso Norstar (Panama v. Itália)”. Monitora de Metodologia e Pesquisa do Direito, ex-bolsista da Clínica de Direitos Humanos da UFMG e ex-diretora da Rede Francófona. É estagiária do Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR).
Interesses de pesquisa: Direito do Mar e Direito Marítimo.
Currículo lattes

Maria Clara Vieira Martins Farias
Membro do Stylus Curiarum desde 2018.
Graduanda em Direito pela UFMG. Atualmente realiza pesquisa de iniciação científica com o tema “O desenvolvimento do Direito Humanitário pelo Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos”. Foi bolsista da Clínica de Direitos Humanos e monitora de Direito Internacional.
Interesses de pesquisa: Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Humanitário, Cortes e Tribunais Internacionais
Currículo Lattes

Giovani Rodrigues da Silva Júnior
Membro do Stylus Curiarum desde 2019.
Graduando em Direito pela UFMG. Atualmente realiza pesquisa de iniciação científica em Direito Internacional com o tema “Monumentos malquistos e o Direito Internacional: entre a conservação e a destruição”. Foi membro extensionista da Clínica de Direitos Humanos da UFMG entre 2018 e 2019. Interesses de pesquisa: Direito Internacional do Patrimônio Cultural, Direito Internacional Penal, Cortes e Tribunais Internacionais.
Currículo Lattes

Nina Soares França
Membro do Stylus Curiarum desde 2019.
Graduanda em Direito pela UFMG. Atualmente realiza iniciação científica em Direito Internacional intitulada “O Caso Jadhav (Índia v. Paquistão) e a Reparação do Ilícito.” É diretora de eventos da Rede Francófona da Faculdade de Direito.
Interesses de pesquisa: Corte Internacional de Justiça. Direito Internacional e literatura.
Currículo Lattes

Sarah Tonani Pereira Cançado Ribeiro
Membro do Stylus Curiarum desde 2019.
Monitora do módulo 2020/01: “As Teorias das Relações Internacionais”.
Graduanda em Direito pela UFMG. Atualmente realiza iniciação científica em Direito Internacional intitulada “A Codificação das Imunidades de Organizações Internacionais na OEA.” Foi bolsista na Clínica de Direitos Humanos da UFMG em 2019.
Interesses de pesquisa: Direitos Humanos, Cortes e tribunais internacionais e Comissão de Direito Internacional.
Currículo Lattes

Ana Luísa de Oliveira Rocha
Membro do Stylus Curiarum desde 2019.
Graduanda em Direito pela UFMG. Atualmente realiza iniciação científica em Direito Internacional intitulada “As medidas provisórias no Caso do Genocídio Rohingya da Corte Internacional de Justiça”. Foi monitora de Direito Internacional Público em 2019. Integra a diretoria de eventos da Rede Francófona da Faculdade de Direito.
Interesses de pesquisa: Corte Internacional de Justiça. Direito Internacional Penal. Direitos Humanos. Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.
Currículo Lattes

Rafael Caetano Engelhardt
Membro do Stylus Curiarum desde 2020.
Graduando em Direito pela UFMG. Atualmente realiza pesquisa de iniciação científica em Direito Internacional, com o tema “A Obrigação de Negociar no Direito Internacional à luz do Caso Bolívia v. Chile (2013-2018)”. Diretor de Cultura na gestão 2020 do CAAP.
Interesses de pesquisa: cortes internacionais, diplomacia.
Currículo Lattes

Théo Soares de Carvalho
Membro do Stylus Curiarum desde 2020.
Graduando em Direito pela UFMG. Atualmente realiza pesquisa de iniciação científica em Direito Internacional, com o tema “Diplomacia Jurídica Brasileira: o Brasil e a Negociação do Tratado de Proibição de Armas Nucleares (2017)”. Bolsista na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.
Interesses de pesquisa: armas nucleares; diplomacia brasileira.
Currículo Lattes

Rodrigo Machado Franco
Membro do Stylus Curiarum desde 2019.
Graduando em Direito pela UFMG. Realiza pesquisa sobre a Obrigação de não-reconhecimento de atos ilícitos no caso Palestina v. Estados Unidos da América na Corte Internacional de Justiça. Ex-bolsista de iniciação científica pelo CNPq. Estagiário de Consultor Jurídico da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Interesses de pesquisa: Corte Internacional de Justiça; Comissão de Direito Internacional; Responsabilidade Internacional.
Currículo Lattes.